Itacaré tem atrações para todos os gostos

9 03 2007

itacare.jpg

Para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios e cachoeiras, Itacaré é o lugar ideal. Situado entre o mar e a Mata Atlântica, possui além das belezas naturais, um povo alegre e hospitaleiro e que joga capoeira como poucos outros! Seu litoral é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem. As praias de Itacaré atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno. A região possui também rios e cachoeiras que valem a pena ser visitados.

Itacaré é o único trecho do litoral baiano com praias separadas por costões cobertos de Mata Atlântica. Ondas grandes, rios, cachoeiras, manguezais, piscinas naturais e esportes radicais completam a descrição desse reduto ecológico apelidado de terra do surfe. O motivo da preservação, em grande parte, foi a dificuldade de acesso. A estrada de 65 quilômetros que faz o trajeto Ilhéus–Itacaré só foi concluída em 1998. Desde então, o fluxo de turistas não parou de crescer – o que fez o preço dos pacotes cair.

Treze praias paradisíacas abraçadas por coqueiros, cachoeiras, mata atlântica, riachos, areias translúcidas, e uma generosidade de águas cristalinas. Vista do alto, Itacaré parece uma miragem. No coração da Costa do Cacau, no litoral da terra do dendê e do acarajé, esta paisagem ainda intocada pelo homem repousa tranqüila nas margens da Bahia.

Por ondas fortes em algumas praias, Itacaré também é conhecida como a cidade do surf e abrigo de visitantes que buscam o equilíbrio entre o sossego e a badalação.

Este antigo porto de comércio do cacau, que hoje vive hoje da pesca e do turismo ecológico, contava com um acesso bastante difícil até 1998. Nessa época, chegar no vilarejo parado no tempo, só era possível através de uma peregrinação de 50 km em estrada de terra. Hoje, a pequena cidade conta com a BA-001, estrada que liga Ilhéus a este éden pelo litoral da terra da felicidade.

Conhecendo Itacaré, um paraíso tropical no nordeste

O agito das praias

As praias deste charmoso refúgio dos amantes da natureza fazem parte de uma acirrada competição, pois aqui fica difícil escolher qual é a mais atraente. A praia com maior infraestrutura é a Praia da Concha, pertinho da cidade. Ela é salpicada de simpáticos coqueiros e protegida por ondas calmas e mansas. Aqui, muitas cabanas de bebidas e petiscos garantem o verão mais badalado. Todos os visitantes, ao cair da tarde, ficam atônitos com o inesquecível pôr-do-sol em suas margens.

Cercada pela mata nativa e presenteada por uma piscina de água doce de uma pequena represa e bela cachoeira, a Praia da Ribeira também é receita de agito. Barraquinhas e cabanas garantem o movimento da praia, principalmente nos finais de semana.

Vivendo a vida sobre as ondas

Para os amantes do surf, o roteiro é outro. As ondas fortes da Praia da Tiririca são o cenário do campeonato baiano de surf e da Associação de Surf de Itacaré. No local das melhores ondas para este esporte na Bahia, você sempre encontra surfistas coloridos em busca da melhor manobra. Outro destino rodeado de coqueiros que os surfistas adoram é a deserta Praia da Engenhoca.

Para chegar, só de barco ou caminhando por uma trilha de quinze minutos entre os coqueirais e a mata atlântica. Mas, se você quer pegar onda em um cenário havaiano e ainda passar por um belo mirante natural, a sua praia é a Havaizinho, que além de deserta, é protegida por recifes e coqueiros contorcionistas

Praia maternidade
Batizada com o nome da cidade, a deserta Praia de Itacarezinho, a 15 km do Centro, impressiona pelo tamanho. São 5 km de areia batida, ondas ideais para o surf e centenas de coqueiros que parecem se debruçar para cumprimentar os visitantes. Apesar da falta de infra-estrutura turística, ela é bastante visitada por ser um ponto de desova das tartarugas marinhas. Como se toda essa exuberância não bastasse, Itacarezinho ainda exibe uma refrescante cachoeira de água doce que desemboca na areia.

Praias a dois
Você está em lua de mel e prefere se isolar totalmente? Tente encontrar a secreta Praia do Siriaco. Além de completamente deserta, as pedras fincadas nas areias macias e protegidas pela pequena baía são o cenário perfeito para se esconder do mundo. Quer mais? No dia seguinte passe um dia na deslumbrante e solitária Praia de Jeribucaçu, visitada pelo rio Jericubaçu. Por estar dentro de uma propriedade particular, o acesso só é possível através de barco ou por uma trilha. Outra praia deserta, mas perigosa pelas ondas fortes é a Praia do Costa. Minúscula e cercada de coqueiros, ela fica a apenas 1 km da cidade.

Praia Postal
Se você busca tranqüilidade, mas não quer ficar isolado, conheça uma das praias que está entre as mais bonitas do Brasil: a Prainha. Ela é espremida por dois morros verdinhos e abriga um coqueiral perto da água. Este cartão postal da região só conta com uma barraquinha de água de coco e alguns incansáveis surfistas amigos das ondas. Para continuar na companhia dos coqueiros e das piscinas naturais, não deixe de visitar a Praia do Resende, próxima ao Centro.

Que tal passar o dia em uma praia, que além de todas as atrações que você já conhece abriga um ecoparque e um Eco-resort? Na Praia de São José está um grande complexo, o Villas de São José, que exibe a fauna e flora da região. Próximo dele o primeiro hotel de alto padrão da cidade: o Itacaré Eco resort, com uma cozinha apetitosamente requintada, o Restaurante da Mãe Josepha (73/251-2233). O cardápio é de endoidecer, como dizem os baianos. Camarões, lagosta gratinada, moqueca de peixe, moqueca de siri, salada com camarões fritos no mel, sopa de abóbora e muitos quitutes que só o tabuleiro da baiana pode lhe oferecer.

Bombas baianas…

Famosa como os sobrados do Pelourinho, a culinária típica da Bahia é puro feitiço em Itacaré, onde as especialidades são os peixes e frutos do mar. No O Restaurante, os pratos são carregados de tempero. Prove a salada de bacalhau e o suculento estrogonofe de polvo. Na Cabana Axé (73/251-2500) a dúvida é cruel. Moquecas, peixe frito, carne de sol, casquinha de siri e caranguejo, lagosta ou camarão ao alho e óleo? Tudo. A cada dia, saboreie uma fatia desta terra afrodisíaca. Depois, parta para as compras aqui mesmo, na lojinha da Cabana, que está sempre repleta de artesanato, souvenires, roupas e acessórios para usar nas areias macias da região.

A balada em Itacaré

Quando a lua já estiver inteira, espelhada nesse marzão, é hora de cair na noite. As opções são muitas. Os bares da Praia Concha, no Centro da cidade, são pontos de encontro para combinar luaus e festas em ritmos variados. Forró, reggae e axé embalam os turistas nas festas nas areias até o dia clarear.

Depois da noitada, não perca o maior espetáculo da região desde a época dos índios pataxós, antigos habitantes de Itacaré: a enorme bola de fogo saindo das águas. Quando o sol aparece, os visitantes parecem embriagados de cores e ritmos. Os acordes da capoeira e o som do mar batendo nas pedras e nas matas se confundem com o canto dos pássaros a procura de comida, com o assovio dos surfistas pisando nas areias e com o som dos cânticos das crenças imortais que estas terras cultivam. Nessa hora, todos os santos da Bahia, parecem amanhecer por aqui.

Esportes, Praias e Cachoeiras

O melhor de Itacaré é a sua natureza exuberante. O conjunto excepcional de matas, rios, cachoeiras, manguezais e praias possibilitam inúmeras experiências inesquecíveis. A harmonia da mata com cachoeiras e praias é das mais exóticas e belas já vistas no litoral brasileiro. É possível descobrir essas riquezas naturais com o apoio de guias especializados.

Cachoeira do Cleandro
Rio das Contas – Acesso por barco ou canoa. A cachoeira se encontra dentro de uma fazenda que possui roça de cacau, cravo e criação de guaiamum. São 3 quedas com uma piscina natural boa para banho. Na fazenda existe um restaurante que serve tira-gostos e bebidas.

Trilha do Francês
Fazenda Haiti – Tenha um contato exclusivo com a natureza, tomando banho de cachoeira com privacidade total. Passeie pela trilha do cacau e aprenda um pouco sobre essa lavoura. Descubra a fauna e a flora da Mata Atlântica. Observe a grande variedade de pássaros.

Parque Estadual da Serra do Conduru
Itacaré – Uruçuca
Trilha interpretativa de 1,44 km aberta recentemente em parceria com integrantes da comunidade local.

Cachoeira do Tijuípe
Estrada Parque Itacaré – Serra Grande
O acesso é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande. Uma trilha curta e leve leva até a cachoeira que possui uns 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural propicia para banho.

Trilha Alto da Esperança
Camboinha – Trilha de aproximadamente 1km passando por remanescentes da Mata Atlântica, em ótimo estado de conservação, Após esse percurso o passeio termina com um refrescante banho em um lago que tem um pequeno deck onde o proprietário serve algumas frutas locais.

Trilha Janela da Gindiba
Estrada Parque Itacaré – Serra Grande
Trilha com percurso total de 1290 metros. Na trilha, 440 metros do percurso passam por uma típica roça baiana onde há um bonito coqueiral e um pequeno Sistema Agro Florestal – SAF e 850 metros são dentro do remanescente de Mata Atlântica.

Refugio dos Anjos
Estrada Parque Itacaré – Serra Grande
Trilha com extensão de 2042 metros em que o percurso passa por diferentes estágios da mata, inclusive um trecho de mata primária, e por uma cachoeira e uma piscina natural possibilitando oportunidade de banho dos visitantes do local.

Trilha e Cachoeira da Usina
Estrada Parque Itacaré – Serra Grande
Trilha com início a 10 km do centro de Itacaré. Percorre na sua maioria trechos de mata atlântica, passando pela cachoeira da usina onde se pode tomar banho em uma bela piscina natural. A trilha ainda passa por um manguezal e chega à praia de Jeribucaçu.

Trilha da Prainha
Ribeira – Prainha
Esta pequena e belíssima praia é acessível apenas a pé, por uma trilha de meia hora que sai da Praia do Ribeira, uma das mais procuradas durante o verão. O passeio é muito bonito e a praia, simplesmente deslumbrante. Roteiro operado normalmente pela agencias locais. A caminhada começa na praia da Ribeira chegando até a Prainha passando por costões e trilhas na mata.

Cachoeira do Rio do Engenho
Estrada de Taboquinhas – Formada por um afluente do Rio de Contas, em meio a espessa mata. O passeio é feito em saveiro, no percurso que sobe o rio de Contas. O acesso ao rio do Engenho é feito por canoas ou caminhando pela mata.

Praia da Concha
É a praia mais próxima do centro da cidade e também, a mais movimentada. Tem cabanas servindo petiscos e bebidas, onde é possível alugar buggies e barcos para passeio.

Praia do Resende
Também é próxima ao centro da cidade, mas fica vazia e tranqüila o ano inteiro.

Praia de Jeribucaçu
Esta praia fica a 5 km ao sul da cidade. Como fica dentro de uma fazenda, o acesso de carro é complicado. A alternativa é seguir a pé pela trilha que leva à praia. Quem preferir entrar de carro, precisará de um 4×4 e autorização do proprietário para abrir a porteira e entrar na fazenda.

Praia da Tiririca
Praia muito conhecida dos surfistas, pois ali acontecem algumas etapas do Campeonato Baiano.

Praia do Pontal e Piracanga
Estas praias ficam do outro lado do rio e possuem ondas fortes, também boas para o surfe.

Praia de São José, Engenhoca e Hawaizinho
O acesso a estas praias só pode ser feito pelo mar ou por trilhas pela mata. São as preferidas pelos aventureiros.

Rio de Contas
Quem quer fazer um programa diferente pode fazer um passeio de aproximadamente quinze minutos por este rio, desembocando em uma cachoeira lindíssima.

Observação de Baleias
Atividade realizada apenas nos meses de agosto a outubro.

Resorts pra lá de especiais

A região conta hoje com instalações e serviços de altíssima qualidade para quem procura sofisticação, privacidade, segurança e uma experiência de Itacaré realmente autêntica.

O Costão de Itacaré, ao sul da Vila, concentra os conjuntos hoteleiros de maior padrão e as mais belas praias da região. Três resorts já estão em operação. Outros projetos de resorts – nas categorias superior e luxo – serão inaugurados até 2010.

As características de relevo e vegetação do Costão de Itacaré criam pequenas praias, cercadas por Mata Atlântica e coqueirais, o que garante certa exclusividade aos hotéis nelas implantados e privacidade para os hóspedes. Assim, os resorts do Costão possuem todos os ingredientes para uma estadia paradisíaca.

Os resorts oferecem serviços personalizados, diversas opções de gastronomia, spa com tratamentos variados e atividades que incluem tênis, golfe, esportes de aventura, observações de animais silvestres, entre outras.

Txai Resort
Praia de Itacarezinho. Estrada Parque. 15km de Itacaré.
40 apartamentos/bungalows
Bungalows com vista para o mar, construídos sobre palafita, cercados com deck de madeira. Ar condicionado. Frigobar. Hidro. Piscina. Restaurante. Área verde. Quadras de tênis
http://www.txai.com.br
Tel: 73 – 2101-5000.
Fax: 73 – 2101-5251.
e-mail: reserva@txairesort.com.br

Itacaré Eco Resort
Praia de São José
24 apartamentos
Hotel localizado entre a mata atlântica e a praia. Suítes confortáveis com ar condicionado. TV, frigobar, telefone. Piscina natural, restaurante, sala de convenções, área verde, passeios ecológicos
http://www.ier.com.br/index.php
Tel: 73 – 3251 3133.
e-mail: res.ier@terra.com.br

Itacaré Village
Condomínio Hoteleiro Residencial Villas de São José
Praia de São José
44 apartamentos
Hotel de alto padrão, aptos com vista para o mar, ar condicionado, TV, frigobar, cofre, telefone, varanda com rede, hidromassagem. Piscina, Centro eqüestre, restaurante frente à praia, monitores adulto e infantil, salão de jogos, voley, campo de futebol.
http://www.itacarevillage.com.br
Tel: 73 – 3251 2400.
e-mail: reservas3@itacarevillage.com.br

Gastronomia

Temperos, texturas, cores, sabores… Itacaré é um acontecimento também para o paladar. Novamente a tônica é a diversidade: para todos os gostos e bolsos. Desde um lanche rápido, passando por um delicioso cafezinho acompanhado por uma torta, até um magnífico jantar, tudo pode acontecer durante um passeio pelo circuito gastronômico de Itacaré.

A qualidade da matéria-prima também é uma característica a ser ressaltada. Como subproduto de diversas iniciativas de desenvolvimento sustentável, inúmeros pequenos produtores rurais começaram a se dedicar ao cultivo de produtos naturais de qualidade, que hoje estão disponíveis para o consumo. São legumes, frutas e verduras cultivados artesanalmente e livres de agrotóxicos. Além disso, a produção pesqueira aqui é abundante e rica em um sem número de espécies de peixes e frutos do mar. Praticamente não há a figura do atravessador. É quase como se os legumes, verduras, ovos e peixes viessem diretamente de sua origem para as mesas.

Com o turismo em alta, Itacaré começou a atrair inúmeros profissionais de gastronomia que para aqui vieram e se estabeleceram. Desta forma, associando o talento desses profissionais aos já mencionados produtos de qualidade, o resultado não poderia ser outro.

Itacaré oferece hoje um cardápio variadíssimo de opções gastronômicas e prazeres gustativos, misturando sabores regionais com amostras de grande parte das culinárias do mundo. Por causa dessas características, é possível passar uma semana em Itacaré, visitando um restaurante diferente a cada jantar.

No roteiro gastronômico de Itacaré, há alguns endereços que são simplesmente imperdíveis, como por exemplo: a Casa Sapucaia, com sua cozinha exótica e toques instigantes; a pizzaria Boca de Forno, um ambiente extremamente agradável, drinks deliciosos e, claro, uma pizza fantástica; o Jardim dos Sabores, com várias opções inesquecíveis de peixes, lagostas e frutos do mar; o Dedo de Moça, com seu ambiente clean e cardápio bem cuidado; o Ristorante Mediterrâneo, a melhor opção italiana da cidade, inclusive com direito a estrela do Guia 4 Rodas; o Casarão Amarelo, com culinária internacional e seus coquetéis e bebidas da melhor procedência.

O melhor mesmo é vir até aqui e conferir pessoalmente estas e muitas outras sugestões gastronômicas que Itacaré tem a lhe oferecer.

Turismo Responsável

Os principais empreendimentos hoteleiros de Itacaré estão envolvidos, junto com a comunidade local, num projeto de desenvolvimento sustentável da região. O projeto propõem uma utilização responsável dos recursos naturais, respeito às tradições culturais, associando a conservação da natureza com a geração de renda e melhoria da qualidade de vida para comunidade.

Clima
Como a maioria dos lugares do nordeste brasileiro, Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, pois há sol e águas quentes tanto no inverno, quanto no verão. As chuvas se concentram no período do inverno (julho/agosto), mas não chegam a atrapalhar os visitantes.

Vegetação
A vegetação da região de Itacaré é basicamente Mata Atlântica, predominante na região. Apesar das iniciativas a favor da preservação, o desmatamento já abriu feridas graves no local. Foi recentemente inaugurada uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município e também um programa de educação ambiental na tentativa de frear o desmatamento.

Relevo
Faz parte do cenário de Itacaré o mar da Bahia, praias de areia branca e solta, coqueiros e a vegetação da Mata Atlântica.

História e Cultura
Seus primeiros habitantes foram os índios Pataxós. Já no início do século XVII, os jesuítas chegaram à cidade e construíram a Igreja São Miguel, presente até hoje em Itacaré. Foi um importante porto na época das navegações e começou a declinar com o surgimento das rodovias. A exploração do cacau no século XIX impulsionou sua economia, porém, atualmente, o turismo é a atividade que mais cresce.

Itacaré - Arruda

Como Chegar

Itacaré está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus. É em Itacaré que deságua o Rio de Contas que vem da Chapada Diamantina.

O clima é tropical. As temperaturas variam entre 25oC e 30oC, mas podem chegar aos 40oC durante o verão (de dezembro a fevereiro). O sol é companhia o ano todo mas as chuvas são mais freqüentes durante o inverno (de maio a agosto).

Para chegar de avião:
O aeroporto mais perto de Itacaré fica em Ilhéus (IOS). O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador (SSA). O aeroporto de Ilhéus atualmente é servido por vôos diários da GOL e da TAM originários de São Paulo e Salvador.

Para chegar a Itacaré por via terrestre:
O acesso é pela BA-001, a nova estrada de asfalto que liga diretamente Ilhéus a Itacaré seguindo o litoral. Agências de turismo de Itacaré oferecem serviços de traslado entre Ilhéus e Itacaré. Pode-se também alugar um carro no aeroporto de Ilhéus.

Vários ônibus saem diariamente de Ilhéus para Itacaré pela companhia Rota (tel: +73 3251-2181). O primeiro sai às 7:00 da manhã. Depois, tem um ônibus toda hora até 19:40. O preço da passagem está em torno de 7 reais. A viagem dura no máximo 1 hora e 40 minutos.

Distâncias das capitais

– São Paulo (SP): 2333 km
– Rio de Janeiro (RJ): 2007 km
– Belo Horizonte (MG): 1711 km
– Brasília (DF): 1738 km
– Salvador (BA): 281 km
– Porto Alegre (RS): 3398 km

Informações Úteis

Telefones (DDD – 73)

Secretaria de Turismo: 3251 2130
Rodoviária: 3251 2200
Polícia Militar: 3251 2242
Associação de Surfe de Itacaré: 3251-2787
Hospital: 3251-3489
Centro de Recursos Ambientais: 3251-2275

Anúncios

Ações

Information

4 responses

12 12 2007
JOAQUIM GUEDES

AO SECRETARIO DE TURISMO – SILVIO COSTA – V SA. DEVERÁ CONHECER AS BELEZAS QUE TEM A PRAIA DE MARIA FARINHA – PAULISTA, COM SEU PONTAL, POREM ANTERIORMENTE MUITO PARECIDA COM ITACARÉ NA BAHIA. É BOM LEMBRAR QUE NESSA PRAIA JÁ EXISTE UM PIER FEITO PELO GOVERNO DO ESTADO (ANTERIOR) ORAM EM LENTO PROCESSO DE DETERIORAÇÃO.
UM FORTE ABRAÇO. JOAQUIM M GUEDES

28 12 2008
Rosemary Angeoletto

Sou de Sertãozinho – SP e vi pela tv essa maravilhosa cidade de Itacaré e fiquei alucinada com tanta beleza e fiz umas visitas na internet. Gostaria de saber quanto custa uma casinha bem simples aí nessa cidade e qual é o meio de sobrevivencia para quem quer ir morar aí.
Meu e-mail é rosemary.angeoletto@bol.com.br
Muito obrigada.
Gostaria de uma vida mais saudavél e aí eu moraria pro resto da vida!!!

23 10 2009
adorei

adooooorei

22 11 2009
Bruno

Realmente um dos maiores encantos do brasil.Vale muito a pena conferir!
Novidades e noticias de itacaré: http://www.itacare2.com/portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: