Descobrindo as belezas de Caraúbas, no RN

28 02 2007

Caraúbas no RN

No município de Caraúbas, a energia brota da terra, da água, do povo simples e hospitaleiro, do ar. Localizada em plena Chapada do Apodi, que forma um belíssimo cenário. Seu subsolo é composto por uma camada de rocha que aflora em diversas partes do perímetro urbano.

Atrações

A principal atração turística do município é o Hotel Balneário de Olho D’água do Milho, confortável, situado numa fonte termal a 6 km do centro da cidade. Seus visitantes são atraídos pela divulgação da eficiência terapêutica das suas águas minerais energéticas. E, para quem gosta de praticar esportes náuticos e pescaria, uma ótima pedida é a Lagoa do Apanha Peixe, divertimento garantido. No lado cultural do município, o atrativo é a Igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade, construída em 1858.

A grande festa de Caraúbas é a Festa de São Sebastião, que dura vários dias e atinge seu ponto máximo em 20 de janeiro, quando a cidade é agitada, logo nas primeiras horas da manhã, pela banda de música municipal que percorre as suas ruas principais tocando músicas tradicionais. Às 10 horas é celebrada uma missa campal e, à tarde, é realizada a procissão. Aos participantes da festa, é oferecida uma infra-estrutura com barracas de comidas e bebidas regionais, além de diversões como bingos e leilões. E, finalmente, um grandioso baile popular completa as festividades.

A microrregião da Chapada do Apodi é uma das microrregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Norte pertencente à mesorregião Oeste Potiguar. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 72.048 habitantes e está dividida em quatro municípios. Possui uma área total de 4.095,443 km².

HISTÓRIA DA CIDADE

Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.

Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro uma fazenda localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Onde ficar

Hotel Central
Pça. Coronel Reinaldo Pimenta, 20
(84) 3337-2291

Pestana Beach Resort
Av Sen. Dinarte de Mariz, 5525, Via Costeira – Natal
Fone: (24) 2245-9000
http://www.litoralverde.com

Costeira Praia Resort Natal
R Coronel Inacio Vale, 08849 – Ponta Negra
Fone: (84) 219-3066

Condomíno Barra Mares Resort
R Humberto de Campos, 03730 – Cotovelo
Fone: (84) 2372132

D Beach Resort Ltda Natal
R Praia, 00150 Cais A – Ponta Negra
Telefone: (84) 2196119

Anúncios

Ações

Information

One response

16 03 2008
aucides sales

no livro Municipios do Rn de Nestor Lima, o Tenente General Fco de Souza Falcão se dizia descendente do Grande Camarão.
A região era habitada por indios paiacus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: