Encante-se com a Chapada dos Veadeiros

23 02 2007

Chapada dos Veadeiros

Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1,8 bilhão de anos. A beleza natural e a aura mística que envolve a Chapada fazem da região uma das mais procuradas pelos amantes do ecoturismo no Brasil que são atraídos pela energia do lugar.Cachoeiras, rios, piscinas naturais, montanhas, canyons, minas de cristal, trilhas e paisagens inesquecíveis são parte do cenário da Chapada. A flora do lugar encanta com suas espécies exóticas e coloridas e a fauna não fica para trás. Animais em extinção como o veado-campeiro, o lobo-guará, a ema e o tucano de bico-amarelo completam a beleza desse santuário ecológico.

Entre as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional da Chapada é passagem obrigatória para qualquer turista. Ele fica nas cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, reduto de espiritualistas e esotéricos de todo País. Mesmo para quem não é místico, é difícil não acreditar que a Chapada realmente seja um ponto de convergência de energia, como pregam os que vivem nela.

Com quedas d’água que variam entre 80 e 200 metros de altura, o lugar oferece muitas atrações para o turista, como o Cannoyning – rapel na cachoeira – e as trilhas entre a vegetação do cerrado. As cachoeiras mais conhecidas podem ser vistas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um verdadeiro colírio para todos os olhos!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Localizado no Estado de Goiás, a 250 Km de Brasília e 500 Km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pertence a uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil – A Chapada dos Veadeiros. Criado em 11 de Janeiro de 1961 pelo Decreto no. 49.875 / 61, e ocupando área de 65.515 hectares, apresenta a seus visitantes um clima tropical quente semi-úmido, com temperatura média anual de 24 a 26 graus centígrados, variando entre o mínimo de 4 a 8 graus centígrados e o máximo entre 40 e 42 graus centígrados.

Com altitudes de 600 ms a 1650 ms, corresponde ao pedi-plano mais alto do Brasil Central. No ponto mais alto do Parque encontra-se a Serra de Santana.

O principal rio que drena o Parque Nacional dos Veadeiros é o Rio Preto, afluente do Rio Tocantins. Ao longo do seu percurso podemos encontrar várias cachoeiras, entre elas o Salto do Rio Preto, com 120 ms de altura, a base do salto, com 80 ms, e as Cariocas. Igualmente de grande beleza despontam os Canyons, paredões de até 40 ms de altura e vãos de até 300 ms.

Cristais de rocha afloram do solo entre a bela flora com variada vegetação do cerrado, composta por matas ciliares, campos cerrados, cerrados abertos típicos, como também por florestas de galeria, onde podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas, além de outras como o Pau d’Arco Roxo, a Copaíba, a Aroeira, a Tamanqueira, o Jerivá, os Buritis e o Babaçu.

A rica fauna da região abriga espécies ameaçadas de extinção como o Veado Campeiro, o Cervo do Pantanal, a Onça Pintada e o Lobo Guará, além de outras como a Ema, a Seriema, o Tapeti, o Tatu Canastra, o Tamanduá Bandeira, a Capivara, a Anta, o Tucano de Bico Verde, o Urubu Rei e o Urubu Preto.

O Parque Nacional dos Veadeiros dispõe de um centro de visitantes, além de alojamento para pesquisadores. A visitação éfeita com acompanhamento de guias que podem ser encontrados na comunidade de Alto Paraíso de Goiás ou no povoado de São Jorge, vizinho ao Parque.

A entrada do parque não é gratuita.
Ligue e informe-se antes de viajar: 62 3446-1159.

Atrações turísticas

Na Chapada dos Veadeiros existem vários tipos de trilhas, desde as mais suaves até as que exigem algum preparo físico, como no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se caminha por terrenos planos e acidentados, por aproximadamente 6 Km, e que oferece duas opções de caminhada. Em uma delas pode-se ir até as cachoeiras do Rio Preto, uma com 120 m de queda e outra com 80 m. A outra opção é ir até a cachoeira das Carioquinhas e os Cânions. Estes passeios ficam a 2 km um do outro, e na volta mais 6 km de caminhada.

O nível de dificuldade das caminhadas é médio, com trilhas longas, porém fáceis, ideal para quem quer caminhar mantendo um contato direto com a natureza, sentindo toda a sua energia e esplendor.

Recomendamos a contratação de guias credenciados, pois somente acompanhados de um deles se pode visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além do que, eles conhecem muito bem a região e podem mostrar lugares incríveis.

Algumas opções de trekking são:

Cachoeira do Rio Preto
Salto de 80 metros – caminhada de aproximadamente 50 minutos (6Km) pelo cerrado para nadar num lago localizado na base da cachoeira. Na volta, a subida exige um esforço maior. Cachoeira do Rio Preto – salto de 120 metros – pode ser contemplado a partir de um mirante.

Canyon 2 e Cariocas
Caminhada leve de aproximadamente 45 minutos, atravessando alguns riachos durante a qual chama a atenção a beleza das flores do cerrado. O Canyon 2 é um estreitamento do Rio Preto que forma uma cachoeira belíssima. Depois é dar uma esticada até a Cachoeira das Cariocas onde é possível nadar, curtir duchas variadas e hidromassagem naturais.

Canyon 1
Trajeto partindo do Canyon 2 por dentro do rio que forma belíssimas piscinas nos meses de maio a outubro. Um espetáculo magnífico de cima do Canyon. Rio acima, belos paredões de pedra. Tempo previsto de ida: 1h30 fora as paradas para banho. Passeio inesquecível.

Cachoeira da Rodoviária
Riacho temporâneo pequeno. Acesso livre. Caminhada curta. Candonbá

Mirante dos Dois Saltos
Roteiro difícil compensado pela magnífica visão das duas cachoeiras do Rio Preto.

Cachoeira de São Bento
Um dos pontos mais visitados da Chapada. Possui um ótimo poço para mergulho e natação, onde se costuma promover campeonatos de polo aquático. No local existe uma trilha suspensa de madeira, medindo 2.6 km, dentro da mata ciliar, margeando o Rio dos Couros. É um ótimo passeio para idosos e crianças. Fica a 8 km de Alto Paraíso e possui boa infra estrutura para atendimento aos visitantes.

Rio Cristal
Local tranquilo e aprpriado para banho. As quedas de água se sucedem e formam poços. De fácil acesso, ele fica a 6 km de Alto Paraíso. Trilha adequada para idosos e crianças, até o primeiro poço, com caminhada de aproximadamente 200 m.

Cachoeira da Água Fria
A cachoeira é muito visitada pelos adeptos do rapel. Tem uma linda vista do vale do Rio São Bartolomeu, abrindo caminho entre a Serra Geral do Paranã e as bordas leste da Serra do Pouso Alto. A trilha de 1,5 km passa por campos rupestres. Se optar por uma trilha lateral encontra-se ótimos poços para banho.

Cataratas dos Couros
O Rio salta do Complexo montanhoso em direção ao Planalto do Alto Tocantins-Parnaíba, numa sucessão de quedas de impressionante beleza. Fica a 51 km de Alto Paraíso. É o mais espetacular conjunto de cachoeiras da região.

Fazenda Lua
Cercada por paredões de pedra, a 60 km de Alto Paraíso por estrada pavimentada e mais 42 km por estrada não pavimentada, vive ali uma pequena comunidade: seguidores do mestre indiano Osho. Eles realizam atividades agroecológicas como recuperação de áreas degradadas e ecoturismo. Há estrutura para hospedagem com alimentação natural. A visitação é controlada e é preciso reservar a visita.

Cachoeira da Ave Maria
Cachoeira belíssima, mas de difícil acesso. O rio inclui inúmeras possibilidades de aventura, principalmente acima desta queda. Fica a aproximadamente 48 km de Alto Paraíso. A trilha de 5 km é difícil e desaconselha-se a visitação na época das chuvas.

Cachoeiras do Santana
São várias quedas terminando na maior delas, de cerca de 60 metros, com um poço rodeado de pedras e muito bom para banhos. Ao lado da cachoeira há uma estrada cavaleira da época colonial toda calçada de pedras. O acesso fica a aproximadamente 45 km de Alto Paraíso pela Fazenda Ales Goianos.

Jardim Zen
Pequeno Jardim de pedras em meio a campos, na margem esquerda da GO-118. Lugar predileto dos esotéricos que gostam de fazer rituais no local, pois ali perto passa o paralelo 14, o mesmo que corta Machu Pichu.

Jardins de Maitréia
Belíssimo visual de frondosos buritis, avistado do lado direito da estrada principal, sentido Alto Paraíso – São Jorge.

Cachoeiras do Rio Almécegas
Duas quedas, a primeira delas de grande porte e beleza, é muito procurada por adeptos do rapel. Ficam dentro da Fazenda São Bento, a 8 km de Alto Paraíso.

Cachoeiras do Rio Macacão

O Rio Macacão abandona a Serra Geral do Paranã formando grandes quedas, Cannyons e piscinas de rara beleza. Pode-se chegar até lá pela mesma trilha que passa pelo Sertão Zen, num caminhada de um dia inteiro ou por outra estrada com jipes ou carros de forte tração. No local vive uma pequena comunidade, com estrutura de alojamento e alimentação para turistas.

Nascentes do Macacão
Uma das mais belas caminhadas da Chapada. É um passeio em meio a campos de altitude cheios de flores, chamados Sertão Zen. Chega-se às nascentes do Rio Macacão, no topo de uma cachoeira com cerca de 200m de altura.

Vale da Lua
Atrativos muito visitado na Chapada. O Rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1 km entre rochas esculpidas pelas águas durante milhares de anos, formando panelas e sifões com inúmeras duchas e poços. Por causa do risco de enchentes repentinas, não pode ser visitado em dia de chuva. A entrada fica a 30 km de Alto Paraíso, pela Estrada que vai para São Jorge. A trilha de 900m é fácil, podendo ser feita também por idosos e crianças. Existe também uma trilha de 4 km, saindo de São Jorge.

Abismo

Cachoeiras grandes e pequenas com picinas de hidromassagem. Linda caminhada de aproximadamente 40 min a partir do discoporto com vista panorâmica da Estrada de Colinas.

Raizama
Também chamado de Espaço Infinito. Caminhadas de 15 minutos, possui bonitas cachoeiras. Oferece também desafios para prática de rapel em seus paredões. Distante 3,5 km de São Jorge pela estrada principal.

Morada do Sol
Cachoeiras e piscinas rodeadas por lajes de pedras. Local ideal para banhos.

Águas Quentes
Piscina artificial, rústica, sobre mina de água quente, dentro de uma mata. É um bom passeio para final de tarde, depois de uma longa caminhada. Fica a 15 km de São Jorge, às margens da GO 327.

Cachoeira do Poço Encantado
Cachoeira com ótimo poço e praia. No local existe boa infra estrutura com lanchonete e ponte pênsil para acesso à cachoeira. A trilha de apenas 200 m e é de fácil acesso. Fica a 52 km de Alto Paraíso, pela GO 118.

Conheça também Alto Paraíso

Alto Paraíso começou a atrair esotéricos na década de 80, por estar localizada sobre concentrações de cristais de quartzo. As formações de cristais surgiram pelo encontro de duas placas tectônicas há mais de um bilhão de anos. Na Chapada, é possível tropeçar em pedras de quartzo rosa e branco em todos os lugares por onde se passa.

Mas é próximo às cachoeiras que estão as grandes concentrações de cristais da região. Os esotéricos que não param de chegar a Alto Paraíso montaram uma boa estrutura para receber visitantes. São quase 40 hotéis, pousadas e hotéis-fazendas, além de 20 restaurantes.

Os místicos são os responsáveis também pelas casas construídas nos mais exóticos formatos no local, que não deixam de ser uma atração para o turista. Uma delas é feita em forma de pirâmide e outra em formato de gota, por exemplo. Pinturas de símbolos esotéricos também são vistas em toda parte.

Onde comer

Rancho do Valdomiro: Estrada para São Jorge, 19 km.
Restaurante rústico onde encontramos a “Matula”, um prato típico dos garimpeiros, conhecido também como a “feijoada do cerrado”.

Jambalaya: Rua 7, quadra 6, lote 1, Estância Paraíso – (62) 34461456

Massas da Mamma: R. São José Operário, 305 (62) 3446-1362

Papalua: Em São Jorge, Rua 12, quadra 7, lote 8 – (62) 3455-1085

Onde ficar

Se você gosta de acampar, há diversas opções de campings em São Jorge. Para os que preferem ficar em pousadas, existem opções econômicas em Alto Paraíso e em São Jorge.

Como chegar

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica na rodovia GO-118, a 230 Km de Brasília. Existem ônibus que partem da RodoFerroviária de Brasília para Alto Paraíso e de lá sai um outro ônibus para São Jorge.

Para quem for de carro – Saída de Brasília pela BR 020, em direção a Formosa GO. Após passar Sobradinho e Planaltina GO, no trevo siga à esquerda pela GO 118 passando por São Gabriel, São João D`Aliança e finalmente Alto Paraíso. Para chegar ao Parque Nacional siga a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul, entre na Vila São Jorge (Km 38).

De Avião – Do Aeroporto Internacional de Brasília até a Chapada dos Veadeiros, em Ônibus, Van ou carro. Não esqueça de solicitar o serviço de translado em sua Agência de Turismo ou nas operadoras de receptivo de Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros.

Para quem for de ônibus – A saída é em Alto Paraíso. Informe-se na rodoviária de sua cidade como chegar até.

Clima

A Chapada possui clima semitropical de suave brisa, com temperatura média entre 21º e 22º C. A melhor época do ano para ir é entre maio e outubro, pois chove menos e a vegetação fica mais exuberante. O verão (outubro a abril) é um período de chuvas torrenciais .

Vegetação

A vegetação predominante é o cerrado de altitude – mais antigo que a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica – com matas ciliares, veredas com buritis e campos floridos de sempre-vivas, canelas de ema, caliandras, mimosas e outros que, principalmente a partir de janeiro, florescem atingindo seu apogeu em maio.

Relevo

A Chapada dos Veadeiros é um importante divisor e berço de águas. É drenada por afluentes dos Rios Maranhão e Paranã, formadores do Rio Tocantins que, por sua vez, busca ao norte, a Bacia do Rio Amazonas. Constitui-se de superfícies aplainadas (planalto), com assoalhos levemente inclinados, entalhados por veredas e morros.

História e Cultura

Seus primeiros habitantes foram os índios Goyazes. Em 1592 os bandeirantes abriram as primeiras trilhas na região os dizimaram. O nome da chapada faz referência aos caçadores de veado-campeiro. A primeira fazenda instalada em 1750 teve o nome de Veadeiros. Os habitantes contribuem para o clima místico da região. Muitos vieram de outras regiões do Brasil para Alto Paraíso e exercem atividades consideradas alternativas por muitas pessoas. São tarólogos, astrólogos, terapeutas, além dos guias, que trabalham conduzindo os visitantes pelas trilhas e pelo Parque Nacional.

Mais Dicas

Estas são algumas dicas importantes para que você faça uma viagem tranqüila, confortável e segura. Leia com muita atenção estas dicas e faça uma viagem inesquecível !!!

  • Nas caminhadas use sempre roupas leves, boné ou chapéu e calçados confortáveis, dando preferência para os específicos para “trekking”.
  • Para as caminhadas leve sempre água e um lanche leve.
  • Não esqueça de levar um bom protetor solar e repelente de insetos.
  • Nos passeios carregue sempre um saco para jogar o lixo – Ajude a preservar o meio ambiente.
  • NÃO FUME durante os passeios – você pode causar um incêndio de proporções incalculáveis.
  • Contrate sempre um guia cadastrado na Associação dos Guias – ACV-CV.
  • Nos passeios SIGA SEMPRE a orientação de seu guia, pois além de conhecer muito bem a região ele é treinado e muito bem preparado.
  • NÃO PULE na água das piscinas naturais formadas pelas cachoeiras e rios, pois existem muitas pedras – ENTRE CALMAMENTE na água.
  • Sob águas aparentemente calmas pode haver correnteza forte e rodamoinhos, por isso converse com seu guia e ouça todas as suas orientações antes de entrar na água.
  • Se você toma algum medicamento ou está fazendo algum tratamento médico, leve consigo os respectivos medicamentos e orientação médica.
  • As caminhadas podem ser curtas ou longas e na maioria das vezes em terreno acidentado, por isso certifique-se de estar preparado e avise seu guia sobre sua real condição física.
  • Se você tem algum problema cardiovascular, vá antes ao seu médico e comunique-o de sua viagem, pedindo orientações.
  • Não esqueça sua máquina fotográfica ou de filmar, você pode se arrepender depois!!!!
  • Não esqueça de levar filmes (para máquinas fotográfica e de filmar) em quantidade suficiente, você pode não encontrá-los na cidade.
  • Exija todo tipo de informações de seu agente de viagem a respeito da cidade, hospedagem, passeios, transporte, etc…
  • Lembre-se de que você está indo para um local onde a maioria dos passeios são feitos a pé, em terreno acidentado, exigindo algumas vezes uma pequena “escalada” – pense muito bem nisto antes de levar crianças.
  • Como chove muito em determinadas épocas do ano (Novembro a Maio, aproximadamente), não esqueça de levar sua capa de chuva para as caminhadas.
  • Dez dias antes de viajar, é preciso tomar vacina contra malária e febre amarela.

Venha com dinheiro ou talões de cheque suficientes para seus gastos, pois não há caixas automáticos. É recomendável tomar a vacina contra a febre amarela. Não se aventure a pegar uma trilha sem um guia treinado e credenciado. Se for viajar sozinho, procure uma agência ou um guia local. Em qualquer época do ano, as noites costumam ser frias, por isso, é importante levar agasalho.

Para contatar diretamente um guia local, veja na Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros (ACV-CV), pelo telefone (62) 3455-1035.

O que levar para a viagem

– Roupas leves e claras, moletons, bonés, roupa de banho, tênis para caminhada e mochila

– Protetor solar, protetor labial, repelente e antialérgicos

– Lanternas, pilhas e equipamentos de foto e vídeo

Telefones Úteis

Centro de Atendimento ao Turista (guias)
Av. Ari Valadão Filho, 1100 – (62) 3446-1159 – Alto Paraíso
(62) 3455-1090 – São Jorge

Rodoviária – (62) 3446-1359 / 3334-1112
Hospital Municipal – (62) 3446-1103
Prefeitura: (62) 3646-1249
Informações Turísticas: Av. Ari Valadão Fº, (62) 3334-1327
Aeroporto: (62) 3625-8100
Ibama: (62) 3224-2488

Links

The Weather Channel Brasil – Alto Paraíso
http://br.weather.com/weather/local/BRXX0915

CNN Weather – Formoso
http://weather.cnn.com/weather/forecast.jsp?locCode=BZFR

Distâncias das capitais

– São Paulo (SP): 1367 km
– Rio de Janeiro (RJ): 1242 km
– Belo Horizonte (MG): 944 km
– Brasília (DF): 230 km
– Salvador (BA): 1687 km
– Porto Alegre (RS): 2341 km

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: